Um Relato de Experiência de Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Programa de Residência Pedagógica: Desafios Pós-pandêmicos

Autores

  • Matheus Duellberg Aniceto de Freitas Universidade Cruzeiro do Sul
  • Jane Garcia de Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Metodologia, Pandemia

Resumo

Este relato tem como propósito apresentar atividades desenvolvidas no programa de residência pedagógica, oferecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) módulo I a II, totalizando 276h, isto é, 138h por módulo, realizado no período de outubro de 2022 a junho de 2023, em uma escola estadual para anos iniciais situada na zona leste da cidade de São Paulo. O objetivo do projeto de Pedagogia-Alfabetização teve o intuito de identificar as dificuldades encontradas visto a situação enfrentada pela pandemia da COVID-19, bem como abordar aspectos da alfabetização e letramento nos anos iniciais, trazendo definições para estes dois termos e destacando o uso da terminologia. Para tanto, foram realizadas atividades com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, com base nas contribuições teóricas de TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. (2003), Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros expostos no decorrer do presente artigo.

Biografia do Autor

Matheus Duellberg Aniceto de Freitas, Universidade Cruzeiro do Sul

Discente de Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Duellberg Aniceto de Freitas, M., & Garcia de Carvalho, J. (2024). Um Relato de Experiência de Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Programa de Residência Pedagógica: Desafios Pós-pandêmicos. Revista Pluri Discente, 1(5), 159–170. Recuperado de https://pluridiscente.cruzeirodosulvirtual.com.br/pluridiscente/article/view/127