Vivências no Programa de Residência Pedagógica: a Alfabetização como Foco do Processo de Escolarização

Autores

  • Laura Alves Guariroba Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luciene Ap. Felipe Siccherino Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Alfabetização, Aprendizagem, Ensino, Pandemia

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar as vivências no contexto do cotidiano escolar por uma graduanda em Pedagogia, juntamente com a parceria entre a universidade e uma escola estadual do estado de São Paulo com o objetivo de situar-se do cotidiano escolar. A proposta do artigo é referenciar as atividades presenciadas com os documentos norteadores brasileiros que guiam o ensino escolar, tal como o processo da aprendizagem nos anos iniciais e também com o apoio das contribuições teóricas de autores com princípios da instrução fônica. Assim, durante o artigo é relatado algumas dificuldades no que diz respeito a educação brasileira nos primeiros anos do ensino fundamental onde percorre atualmente por grandes desafios pós pandêmicos em consolidar a alfabetização e a aprendizagem efetiva dos estudantes, principalmente no que diz respeito à educação básica.

Biografia do Autor

Luciene Ap. Felipe Siccherino, Universidade Cruzeiro do Sul

Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Alves Guariroba, L., & Ap. Felipe Siccherino, L. (2024). Vivências no Programa de Residência Pedagógica: a Alfabetização como Foco do Processo de Escolarização. Revista Pluri Discente, 1(5), 150–158. Recuperado de https://pluridiscente.cruzeirodosulvirtual.com.br/pluridiscente/article/view/129