Os Desafios do Ensino Remoto e Híbrido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba Durante a Pandemia da Covid-19

Autores

  • Andressa Carrani da Costa Universidade Positivo
  • Mara Rúbia Rodrigues da Cruz Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Ensino remoto, Currículo

Resumo

Durante a pandemia de Covid-19, a Educação enfrentou vários obstáculos, entre eles o ensino a distância, o uso de ferramentas tecnológicas, a preparação dos professores envolvidos no processo e o acesso por parte dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo compreender se houve, efetivamente, a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e se os estudantes estavam aptos para aprender com esses meios. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) de caráter exploratório, com a realização de pesquisa de campo e de estudo de caso único (YIN, 2003). Com base nos dados, pode-se perceber que houve instabilidade quanto ao uso da internet, difícil acesso às plataformas digitais pelos estudantes, falta de interesse dos alunos devido à ausência de contato social, falta de rotina de estudo, dificuldade de concentração dos estudantes e uma defasagem dos conteúdos escolares, o que exige a busca por um currículo de transição (SILVA, 2020).

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Carrani da Costa, A., & Rodrigues da Cruz, M. R. (2024). Os Desafios do Ensino Remoto e Híbrido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba Durante a Pandemia da Covid-19. Revista Pluri Discente, 1(5), 35–44. Recuperado de https://pluridiscente.cruzeirodosulvirtual.com.br/pluridiscente/article/view/140