A Construção do Texto Acadêmico à Luz do Letramento e do Multiletramento

Autores

  • Miriam Ferreira da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Elizabeth Maria Ziliotto Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Letramento, Multiletramento, Texto acadêmico, Plágio

Resumo

A escrita acadêmica é uma das principais maneiras de apresentar trabalhos e projetos concernentes à realidade social. Estudos originais e inovadores são desejáveis, no entanto, há necessidade do domínio da leitura e da escrita para que as inferências originais resultem em novos textos, sem a ocorrência de plágios. Nesse sentido, o letramento e o multiletramento proporcionam a comunicabilidade no que tange à escrita baseada na convivência social, voltada para uma interação que envolve a aceitação da diversidade. Portanto, o objetivo do estudo se baseou na compreensão da importância do letramento e do multiletramento em prol da comunicação na escrita acadêmica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio de Revisão Bibliográfica. A interpretação dos resultados foi realizada com o auxílio da ferramenta Google Cloud Nuvem, com a formação de nuvens de palavras de estudos escritos entre os anos de 2018 a 2022. Como conclusão, foi possível compreender que as habilidades do letramento e do multiletramento, aliadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, são amplamente úteis no campo acadêmico, assim como os conceitos da heterogeneidade da Linguagem e da Cultura. Os domínios adquiridos são colaboradores de uma escrita autônoma, original e dialógica, prevenindo que o plágio ocorra nas escritas acadêmicas.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Ferreira da Silva, M., & Ziliotto, E. M. (2024). A Construção do Texto Acadêmico à Luz do Letramento e do Multiletramento. Revista Pluri Discente, 1(5), 90–99. Recuperado de https://pluridiscente.cruzeirodosulvirtual.com.br/pluridiscente/article/view/146