Política Pública e Legislação na Educação Escolar Indígena

Autores

  • Ricardo Ossami Parisi Universidade Cruzeiro do Sul
  • Andrea Borelli Universidade Cruzeiro do Sul Virtual

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Lei, Políticas Públicas, Incrementalismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a evolução da educação escolar indígena a partir de uma perspectiva histórica, traçando um panorama atual do atendimento às escolas indígenas no contexto das políticas públicas, além de refletir sobre a possibilidade de superação do atual modelo incrementalista para melhor atendimento dessa população. Metodologicamente, realizou-se um levantamento amplo no campo da legislação educacional específica. Ao longo da pesquisa, resultou clara a recorrente a intervenção dos atores não indígenas ligados à formulação das políticas educacionais destinadas aos indígenas, e como aparecem, ao longo da história da educação destinada a esse grupo tentativas (algumas veladas e outras explícitas) de descaracterizar os saberes e métodos tradicionais de ensino e aprendizado. Dessa forma, conclui-se que a escola indígena, na forma em que é ofertada hoje aos estudantes indígenas, não é adequada, e que muito ainda precisa ser feito para superar esse modelo proposto, na maioria das vezes, imposto.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Ossami Parisi, R., & Borelli, A. (2024). Política Pública e Legislação na Educação Escolar Indígena. Revista Pluri Discente, 1(5), 100–124. Recuperado de https://pluridiscente.cruzeirodosulvirtual.com.br/pluridiscente/article/view/147